Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto prevê o Dia do Agente de Fiscalização de Trânsito

    De acordo com a proposta, o dia definido é 23 de setembro, data em que foi promulgado o Código de Trânsito Brasileiro (1997)

    Quando se fala em Agente de Trânsito, ou Amarelinho como é conhecido na Capital, muita gente já se irrita pelo fato de achar que os mesmo são apenas multadores, quando na realidade, a função do agente é de organizar e disciplinar o trânsito. É o que defende o primeiro-secretário, deputado estadual Mauro Savi (PR), autor da proposta que estabelece o dia 23 de setembro como Dia Estadual do Agente de Fiscalização de Trânsito, apresentada em plenário recentemente. O parlamentar tem como base o Código de Trânsito, que deixa claro que o agente é a pessoa credenciada pela autoridade de trânsito para o exercício das atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo de trânsito ou patrulhamento.

    Muitas vezes, o Agente é visto como o multador, quando na realidade, seu papel vai muito além de operar e fiscalizar o trânsito. Ele também desempenha papel de educador, através da orientação e conscientização de condutores e pedestres que transitam diariamente pelas vias, alega Savi, ao afirmar que instituir a data para homenagear os profissionais é uma forma de reconhecimento e agradecimento pelos serviços prestados para que todos tenham respeito ao direito de ir e vir.

    Savi lembra ainda de um episódio de violência ocorrido em Cuiabá no dia 28 de junho, quando um agente municipal de trânsito foi agredido com uma marreta na cabeça por um motorista. Agressão que, segundo a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbanos (SMTU), ocorreu depois que o agente orientou o motorista a não entrar em uma via porque estava na contramão. A que ponto chegou! São situações que fogem do nosso controle e precisamos mudar isso. É necessário que a população entenda e respeite o papel desses profissionais, pontuou o parlamentar.

    O deputado é enfático ao destacar que a missão dos agentes é oferecer ao cidadão condições de se deslocar com segurança e conforto, garantindo a qualidade de vida de toda a população, além de garantir a fluidez e segurança do tráfego de veículos. Essa é a verdadeira função e são importantes, principalmente agora, em que a cidade sofre intervenções em razão das obras de mobilidade urbana. Sem contar que, os agentes ainda atuam em casos de acidentes, retenções e eventos, adotando atitudes compatíveis com as necessidades do momento e contribuindo de forma decisiva para disciplinar a utilização do sistema viário urbano, considerou Savi.

    A proposta encabeçada por Savi recebeu o apoio do Sindicato dos Agentes de Trânsito e Transporte (Sinttrac). De acordo com o vice-presidente da instituição, Germano de Freitas, a iniciativa é salutar, já que os profissionais têm um papel importante na sociedade. Para ele, o Dia Estadual do Agente de Trânsito serve para conscientizar a população quanto ao exercício da função daqueles que tem o compromisso de promover a educação no trânsito.

    Ficamos felizes em saber que a Assembleia por meio do deputado Mauro Savi, tem olhado para a nossa categoria. O Dia do Agente só vai reforçar o que ainda não conseguimos mostrar à sociedade: a verdadeira função do Agente de Trânsito, disse Germano ao pontuar que o lema desses profissionais é a educação para o trânsito e não multas desnecessárias.

    A CATEGORIA - Na Capital são 179 profissionais, sendo 139 agentes de Trânsito e 40 agentes de transporte que cuidam especificamente do trânsito de taxi, ônibus, moto taxi, van escolar e caminhões. O salário que da categoria é de R$ 850, o que segundo o sindicato é um dos menores do Brasil.

    Mais informações:

    Assessoria de Gabinete

    (65) 3313-6507 / 3313-6519 / 9982-5871

    • Publicações16104
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações281
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-preve-o-dia-do-agente-de-fiscalizacao-de-transito/100068652

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)