Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Dilmar pede levantamento de débitos governamentais com a saúde

    Os municípios distantes da capital são os mais prejudicados com o caos no sistema público de saúde, situação intensificada com a falta de repasse do Executivo às unidades médicas. Diante da ameaça de paralisação de todos os atendimentos do Hospital Regional de Água Boa, o deputado Dilmar DalBosco (DEM) apresentou requerimento solicitando informações sobre o valor total da dívida governamental junto à unidade, discriminando o montante pago em 2012 e a previsão da quitação do saldo devedor.

    Dilmar pontuou que o hospital de Água Boa, única referência pública para os municípios da região nordeste de Mato Grosso (Araguaia), suspendeu as consultas médicas e a realização de exames seletivos, mantendo apenas os atendimentos de urgência e emergência, que também já estão sob ameaça de paralisação caso não haja imediato pagamento do Executivo. A publicidade da dívida pública, na avaliação do deputado democrata, possibilitará maior pressão por parte do Parlamento e até mesmo agilidade em caso de ações judiciais, já que segundo ele, existe uma disparidade entre os valores apontados pelo Executivo e os demonstrados pelas administrações municipais.

    Os repasses por parte das prefeituras estão rigorosamente em dia com o hospital, por isso ele ainda está em funcionamento, mas a arrecadação dessas cidades é pequena, ficando impossível manter a estrutura em funcionamento sem os repasses governamentais, argumenta.

    DalBosco justificou que o caos é iminente, fato que motivou o Ministério Público Estadual a ingressar com uma ação civil pública contra o governo para garantir o pagamento das verbas da saúde às 10 cidades que compõem o Consórcio Municipal do Médio Araguaia, gestor do Hospital Regional de Água Boa.

    Mesmo com a ação do Ministério Público o Executivo ainda não efetivou os repasses, o que pode motivar uma greve geral dos médicos no Estado, pois a saúde encontra-se em estágio terminal e o atendimento é restrito e tem deixado a população a mercê da sorte, lamentou.

    Mais informações:

    Assessoria de Gabinete

    (65) 3313-6838/ 6839

    • Publicações16104
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações0
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dilmar-pede-levantamento-de-debitos-governamentais-com-a-saude/100174000

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)