Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Estruturas de escolas estão reprovadas na avaliação de Português

    Dez escolas em Cáceres (220 km de C:uiabá) visitadas por membros da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto foram todas reprovadas. O deputado Airton Português (PSD) não gostou do que viu: unidades com falhas estruturais, precisando de reformas e até uma que foi recém concluída, mas não tem alunos, no Distrito de Sapiquá.

    Duas delas servem de exemplo da má gestão na Estrutura Escolar da Seduc (Secretaria de Estado de Educação). Português, que é vice-presidente da Comissão, teve a opinião compartilhada com o deputado Ezequiel Fonseca (PP), que é membro titular. Ambos, acompanhados com assessores, visitaram as escolas na sexta-feira (14).

    A Escola Ana Maria das Graças Noronha, no bairro Cohab Nova, por exemplo, está com toda estrutura de vigas de sustentação do telhado comprometida. A situação dessa unidade é emblemática porque em outubro de 2012 houve comprometimento de representantes da Seduc em reformar o imóvel.

    À época, a escola tinha sido apenas pintada e com ajuda da Marinha do Brasil. Foi inaugurada pelo vice-presidente da República, Michel Temer, com a presença de autoridades, como o secretário da Seduc, Ságuas Moraes.

    Sete meses depois, o deputado Português voltou ao mesmo local e encontrou pior do que estava, quando da visita de Michel Temer. O telhado está na iminência de cair, um barracão com mato onde alunos praticam atividades culturais e uma quadra de esportes com piso cheio de buracos e sem cobertura. Essa unidade foi a penúltima a ser visitada.

    Barracão - Na última unidade visitada, a Escola Mario Duílio Evaristo Henry, também não houve avanço a partir de outra vistoria realizada no início de abril deste ano. Lá, estudantes continuam acomodados em dois barracos. Isso é desumano, o que estão fazendo com jovens aqui não tem explicação, muitos perdem até a vontade de estudar por causa da falta de condições. É lamentável, disse Português.

    Nessa escola o barracão já caiu duas vezes. Contamos com o apoio dessa Comissão para que a escola retome as obras e possa ser utilizada garantindo conforto e segurança aos alunos, destaca a diretora da unidade, Mirian Zebiani.

    A escola deveria funcionar onde hoje estão erguidas somente paredes de uma estrutura cuja obra foi iniciada em setembro de 2010. Um ano depois, trabalhos foram paralisados e não há qualquer previsão de serem retomadas. Os investimentos são na ordem de R$ 1.449.193,00, em valores da época. A construtora abandonou os trabalhos e até o momento não há explicações da Seduc.

    Na avaliação final do deputado, todas as 10 escolas do total de 18 em Cáceres apresentam problemas que vão de mediano a graves. Um primeiro relatório vai ser elaborado pelas assessorias de Airton Português e Ezequiel Fonseca para ser apresentado ao presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto, Alexandre César (PT).

    As escolas visitadas foram Mário Motta (bairro São Luiz); 12 de Outubro (Sapiquá, 60 km de Cáceres); Frei Ambrósio (Junco); São Luiz (Vila Mariana); Onze de Março (Centro); Demétrio Costa Pereira (Cidade Alta);Leopoldo Ambrósio Filho (DNER); Ana Maria (Cohab Nova);Gabriel Pinto (Jardim Padre Paulo); Mario Duílio Evaristo Henry (Distrito Nova Cáceres, antigo Assentamento Sadia).

    Mais informações:

    Assessoria de Gabinete

    65 3313 6805 / 9634 2366

    • Publicações16104
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações12
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/estruturas-de-escolas-estao-reprovadas-na-avaliacao-de-portugues/100566730

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)