Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Emanuel Pinheiro chama atenção para situação dos haitianos em MT

    Os imigrantes são atraídos pelas obras da Copa do Mundo, além do aquecimento da construção civil

    O acolhimento de haitianos em Mato Grosso de forma humanizada foi abordado pelo deputado Emanuel Pinheiro (PR), na última sessão. O presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo à Criança, ao Adolescente e ao Idoso da Assembleia Legislativa chamou atenção para discutir a questão ainda recente no Brasil. Entretanto, o parlamentar lamenta o que chama de ausência de um posicionamento concreto dos governos federal, estadual e municipal sobre o fato.

    Segundo dados do Centro de Pastoral para Migrantes (CPM) da Capital, em 2012 mais de 50 haitianos adentraram no Estado à procura de melhores condições. A maioria é atraída em função das obras da Copa do Mundo, além do aquecimento da construção civil. No primeiro semestre de 2013 foram mais de 558 imigrantes. A estimativa é de que mil haitianos estejam em solo mato-grossense. É necessário uma discussão ampliada para verificar a capacidade de amparo e a assistência do Governo do Estado no atendimento dessas pessoas. A nossa preocupação é como ajudar esses imigrantes que abandoaram suas origens em busca de dias melhores. É preciso recebê-los com dignidade, defendeu o parlamentar.

    Atualmente as dificuldades estão em atender a demanda reprimida de imigrantes, alimentação, falta de acesso aos serviços de saúde, educação, segurança, comunicação e outros. Conforme o artigo 5º da Constituição Federal, o Estado deve oferecer ações concretas de resposta, respeitando os direitos humanos dessas pessoas que estão sendo acolhidas pelo Estado Brasileiro. O Governo Federal tem regularizado aos poucos a situação dos haitianos. A decisão foi tomada pela presidente Dilma Rousseff (PT), que tem deliberado o visto de permanência. No entanto, o governo vai propor ao Conselho Nacional de Imigração, órgão subordinado ao Ministério do Trabalho, uma resolução para regulamentar a entrada dos haitianos no Brasil. Serão expedidos, pela Embaixada brasileira no Haiti, vistos condicionados ao exercício de atividade certa, nos termos do artigo 18 da Lei 6.815 de 1980.

    Catástrofe - Em 12 de janeiro de 2010 o país sofreu um violento terremoto, onde milhares de pessoas morreram. Entre os sobreviventes um número significativo está migrando para o Brasil. O Estado Brasileiro, numa atitude humanitária, franqueou a entrada desses refugiados ambientais para que, aqui, pudessem buscar uma vida menos sofrida daquela que passam os seus familiares, amigos e nacionais.

    Mais informações:

    Assessoria de Gabinete

    Telefone: (65) 3313 6400

    • Publicações16104
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/emanuel-pinheiro-chama-atencao-para-situacao-dos-haitianos-em-mt/100607585

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)