Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Sérgio Ricardo quer mais rigor na punição a crimes contra crianças e adolescentes

    O 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PR), fez uma indicação à Presidência da República e ao Congresso Nacional sugerindo a necessidade de se dar nova redação ao artigo 244-A da seção dos crimes em espécie, do Estatuto da Criança e do Adolescente .

    Segundo o deputado, o texto do mencionado artigo - "Submeter criança ou adolescente, como tais definidos no caput do art. 2º desta Lei, à prostituição ou à exploração sexual -, tem causado dificuldades à Justiça quanto à punição de criminosos que exploram sexualmente crianças e adolescentes."O termo submeter exclui a pessoa que mantém prática sexual com crianças e adolescentes, atingindo apenas aqueles que levam os menores à prostituição".

    De acordo com a indicação apresentada pelo deputado, para que as crianças e adolescentes brasileiros sejam protegidos, o Parlamento precisa legislar de forma a punir mais severamente o usuário da prostituição infantil."A legislação vigente facilita a impunidade. Quem explora sexualmente o menor deve ter o mesmo tratamento penal de quem realiza atos sexuais sem direito a fiança, anistia ou qualquer tipo de favor legal".

    A referida proposta tem respaldo em acordos internacionais, como a Declaração Universal dos Direitos da Criança, a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança e a Convenção sobre a Proibição e Ação Imediata para a Eliminação das Piores Formas de Trabalho Infantil, ao proibirem explicitamente todas as formas de exploração e abuso sexual e o tráfico de crianças.

    " O Brasil, como signatário desses acordos, deve adotar medidas imediatas para eliminar a exploração sexual de crianças ", ponderou o deputado Sérgio Ricardo ao completar:"instituir punição mais rigorosa para esse tipo de crime é a forma mais adequada de combater a prática. A impunidade e o olhar da complacência da sociedade nada mais são que atos de desrespeito à lei e às normas e valores compartilhados por todos".

    Mais informações:

    Assessoria da 1ª Secretaria

    Telefone: 3901-6524

    • Publicações16104
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sergio-ricardo-quer-mais-rigor-na-punicao-a-crimes-contra-criancas-e-adolescentes/1063531

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)