Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Vereadores pedem prioridade no processo de emancipação do Distrito de Conselvan

    Em visita à Assembleia Legislativa, os vereadores democratas Claudionaldo de Souza, o Gordinho da Conselvan- e Audison Lima, solicitaram ao presidente da Comissão de Revisão Territorial dos Municípios e das Cidades (CRTMC), deputado Dilmar DalBosco (DEM), prioridade no processo de emancipação do Distrito de Conselvan, localizado no município de Aripuanã (1.080 km da capital).

    De acordo com o vereador Gordinho da Conselvan, o Distrito reúne todos os requisitos necessários para se tornar município, conforme os artigos elencados no Substitutivo Integral ao Projeto de Lei Complementar 98/2002 aprovado pelo Senado Federal na última quarta-feira (16), e que agora depende da sanção presidencial para entrar em vigor. Pela proposta, o pedido de criação de novos municípios deve ser assinado por pelo menos 20% dos eleitores do Distrito.

    O projeto determina ainda que a nova unidade federativa tenha eleitorado igual ou superior a 50% da população; arrecadação superior à média de 10% dos atuais municípios do estado e uma população mínima, que varia de acordo com a região do país, sendo 6 mil habitantes para o Centro-Oeste. Além disso, a área urbana não pode estar situada em reserva indígena, área de preservação ambiental ou da União, Autarquia ou Fundação do Governo Federal.

    Conselvan tem mais de sete mil habitantes e a emancipação é o sonho de toda a população, pois sofremos muito com a falta de investimentos do município mãe, cuja sede fica mais de 80 km distante, argumenta Gordinho.

    Dal Bosco pontua que a Comissão de Revisão Territorial deve comandar o processo de criação de novas cidades, atendendo aos preceitos legais. Ele lembra ainda, que mesmo antes da aprovação da lei federal, a CRTMC vinha trabalhando na atualização das dividas intermunicipais, resolvendo os conflitos geográficos existentes nas áreas de divisa.

    A nossa comissão tem se empenhado para resolver os problemas divisionais e por isso vamos cobrar celeridade na emancipação dos municípios mato-grossenses, tendo em vista a importância desse processo, que melhora a qualidade de vida nessas comunidades, comprometeu-se DalBosco.

    Mais informações:

    Assessoria de Gabinete

    (65) 3313-6841

    • Publicações16104
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações77
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vereadores-pedem-prioridade-no-processo-de-emancipacao-do-distrito-de-conselvan/111974754

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)