Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Malheiros programa agenda especial para o aniversário de MT

    Em ritmo de trabalho acelerado, o deputado João Malheiros (PR) anunciou que está preparando uma agenda especial para comemorar o aniversário de Mato Grosso. O Estado completará 261 anos, no 'Dia 09 de Maio'. A data só passou a existir depois que Lei nº 8.007 de 26 de novembro de 2003, de autoria do deputado, foi sancionada pelo Governo do Estado.

    "Por mais de dois séculos, Mato Grosso passou sem ter um dia de aniversário. A data vem sendo amplamente celebrada, com organização de eventos cívicos, educativos e informativos" destacou. Satisfeito com a aceitabilidade das comemorações alusivas, Malheiros lembrou que a data sensibilizou inclusive, o governador Blairo Maggi, que desde então criou a Semana do Estado, comemorada em proximidade com o dia 09 de maio. É importante lembrar que o objetivo principal da lei é fortalecer a identidade cultural dos mato-grossenses, portanto, não inclui dispensa de trabalho.

    Dia Escolhido - No tocante ao dia escolhido para comemorar o aniversário de MT, o deputado explicou que faz referência ao dia em que o Rei Dom João V criou a capitania de Mato Grosso, através da Carta Régia datada de 09 de maio de 1748. A criação da capitania, apesar de ocorrer após a fundação de Cuiabá, marca efetivamente a criação do Estado. Diante desse contexto, Malheiros levantou um assunto que poucos prestam atenção - Cuiabá é, efetivamente, mais velha que Mato Grosso. Existe uma diferença de 29 anos, entre ambos.

    "Temos que resgatar a história e reforçar a cidadania dos mato-grossenses. A lei é também uma forma de despertar o espírito cívico e solidificar os costumes e tradições que marcam a individualidade de um povo", analisou Malheiros.

    Um ano depois de deixar a Casa Civil e reassumir uma cadeira na Assembleia Legislativa, o deputado João Malheiros (PR), que voltou a liderar o Partido Republicano na Casa, também foi designado a fazer parte de três comissões permanentes: Direitos Humanos, Saúde e de Defesa do Consumidor. Partindo da premissa de que são os membros das comissões, os responsáveis por avaliar e tomar partido nos projetos apresentados, Malheiros disse que o cargo exige apurado senso de responsabilidade.

    História

    A Capitania de Mato Grosso foi criada em 9 de maio em 1748, após ser desmembrada da Capitania de São Paulo e teve os seguintes governantes até 1821: Antônio Rolim de Moura de 1751 a 1765, fundou a primeira capital Vila Bela da Santíssima Trindade; João Pedro Câmara de 1765 a 1769; Luís Pinto de Souza Coutinho de 1769 a 1772, expulsou os jesuítas e fundou vários fortes e povoados; Luis de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres de 1772 a 1789; João de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres de 1789 a 1796; Caetano Pinto de Miranda Montenegro de 1796 a 1802; Manuel Carlos de Abreu e Meneses de 1802 a 1807; João Carlos Augusto d`Oeynhausen e Gravemberg de 1807 a 1819, iniciou a transferência da capital de Vila Bela para Cuiabá; e Francisco de Paula Magessi de Carvalho de 1819 e 1821.

    A mudança da capital foi em decorrência da distância e dificuldade de comunicação com os grandes centros do Brasil. O processo de transferência foi iniciado no governo de João Carlos Augusto d`Oeynhausen e Gravemberg e grande parte da administração foi transferida no governo de Francisco de Paula Magessi de Carvalho. Por dificuldades na administração, a capital retornou a Vila Bela e somente em 1825, por um decreto de Dom Pedro I, a capital ficou definitivamente em Cuiabá.

    Com a proclamação de Independência do Brasil todas as capitanias se tornaram províncias. O primeiro acontecimento político da época foi a Rusga, movimento em que os grupos políticos liberais e conservadores queriam reformas políticas, sociais e administrativas. Em 1864 inicia-se a Guerra do Paraguai (Paraguai fazia fronteira com Mato Grosso, atual Mato Grosso do Sul), na qual Mato Grosso participou com soldados e protegeu as fronteiras do Estado.

    Depois de uma pequena divisão do Estado durante a Revolução Constitucionalista (1932), ocasião em que o sul de Mato Grosso aproveitou a situação e formou um pequeno governo durante 90 dias, em 1977 o governo federal decretou a divisão do Estado de Mato Grosso, formando então Mato Grosso e Mato Grosso do Sul devido a "dificuldade em desenvolver a região diante da grande extensão e diversidade".

    Mais informações:

    Assessoria de Gabinete

    • Publicações16104
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações47
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/malheiros-programa-agenda-especial-para-o-aniversario-de-mt/952888

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)