Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
28 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto pode beneficiar pessoas com diabetes, intolerância à lactose e glúten

    Mais de 12 milhões de brasileiros sofrem com a restrição alimentar. Muitas vezes, estas pessoas deixam de realizar a dieta adequada em razão da falta de produtos disponíveis no mercado ou em virtude da ausência de informação sobre a sua existência. Esta dura realidade pode mudar, caso o projeto de lei do deputado José Domingos Fraga (PSD), seja aprovado. Em sua proposição o parlamentar determina aos mercados, supermercados, hipermercados e estabelecimentos similares a acomodarem produtos alimentícios em espaço único e específico para pessoas com diabetes, intolerância à lactose e doença celíaca (intolerância ao glúten).

    O objetivo de seu projeto, segundo José domingos, é destinar um setor do estabelecimento, corredor, gôndola, prateleira ou quiosque que contenha placa em local de fácil visibilidade, informando que aqueles produtos são destinados às pessoas com Diabetes, Intolerância à lactose e Doença Celíaca.

    São produtos especiais que fazem parte da dieta destas pessoas. Os supermercados de hoje vendem de tudo, em alguns ficamos totalmente perdidos. Por isso acho necessário que estes estabelecimentos dêem mais atenção para pessoas com necessidades deste tipo, explica José Domingos.

    Para os casos destacados pelo deputado, existem vários tratamentos disponíveis que, quando seguidos de forma regular em conjunto com uma alimentação apropriada, proporcionam saúde e qualidade de vida para o paciente portador.

    DIABETES

    É uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. Segundo o Ministério da Saúde, 50% dos brasileiros sequer sabem que são diabéticos. A doença aumenta 3 a 5 vezes o risco de complicações cardiovasculares (infarto e isquemia cerebral) e é a 1ª causa de falência renal, cegueira, amputação e disfunção erétil, além de diminuir a expectativa de vida em 5 a 10 anos.

    INTOLERÂNCIA À LACTOSE

    É a incapacidade de digerir a lactose (açúcar do leite) devido à ausência ou quantidade insuficiente de enzimas digestivas, aparece gradualmente a partir dos dois anos de idade até a idade adulta.

    DOENÇA CELÍACA

    Também conhecida como enteropatia glúten-induzida, é uma patologia autoimune que afeta o intestino delgado de adultos e crianças geneticamente predispostos, precipitada pela ingestão de alimentos que contêm glúten. A doença causa atrofia das vilosidades da mucosa do intestino delgado, causando prejuízo na absorção dos nutrientes, vitaminas, sais minerais e água.

    Mais informações:

    Assessoria do Gabinete

    3313-6538 / 3313-6954

    • Publicações16104
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1377
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-pode-beneficiar-pessoas-com-diabetes-intolerancia-a-lactose-e-gluten/100046273

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)