Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Brunetto ressalta importância dos veterinários em Sessão Solene

    Dezenas de profissionais participaram da solenidade representando os 2600 médicos veterinários em atividade no Mato Grosso.

    Em homenagem ao Dia dos Médicos Veterinários, comemorado dia 09 de setembro, o deputado estadual Ademir Brunetto (PT), veterinário por formação, prestou uma homenagem para celebrar a data aos diversos colegas de profissão e acadêmicos que se destacam no curso de medicina veterinária. A homenagem aconteceu na noite de segunda-feira, dia 10, no Plenário Renê Barbour, na Assembleia Legislativa.

    A sessão solene é o reconhecimento pelos relevantes serviços que esses profissionais prestam a sociedade, seja na esfera pública ou privada, além de ser uma homenagem pela colaboração destes profissionais de forma direta no desenvolvimento de Mato Grosso.

    Na justificativa para a homenagem, o deputado destacou a importância do trabalho dos médicos veterinários na garantia da sanidade animal em todo o Mato Grosso e ressaltou ainda, que esse profissional possui destacada atuação no desenvolvimento econômico e na sustentabilidade global assegurando a qualidade da produção da proteína animal, importante item para a pauta de exportações do País.

    Brunetto enfatizou ainda, que as pessoas estão tomando conhecimento da verdadeira função do médico veterinário que exercem um papel fundamental para a sociedade, pois eles garantem a saúde dos animais e influenciam também na agricultura contribuindo para o desenvolvimento econômico do país. Para ele, esse reconhecimento do profissional vem colaborando para a ampliação da atuação em todo o estado.

    Ele lembrou que além do cuidado com a saúde dos animais e a produção de alimentos de origem animal, os médicos veterinários também atuam diretamente com a saúde pública no tratamento dos animais para evitar a transmissão de doenças para o ser humano.

    Os profissionais que participaram do evento receberam das mãos do deputado Brunetto e do Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV MT), Verton Marques, um diploma em comemoração a data e aos importantes serviços prestados ao estado.

    Para o presidente do CRMV a execução dos trabalhos dos médicos veterinários é a garantia da segurança sanitária em todo o estado. "Ao lado dos produtores rurais, somos guardiões do potencial produtivo, por meio da defesa animal, por isso considero este momento um reconhecimento da relevância dos nossos trabalhos", disse lembrando que hoje os médicos veterinários estão amplamente fundidos no mercado de alimentos sendo responsável ainda pela qualidade dos alimentos.

    O presidente do mesmo modo realçou o papel das instituições de ensino que vem se aperfeiçoando e formando profissionais cada vez mais capacitados para o mercado. As universidades vêm promovendo uma formação mais generalista para o aluno, que deve sair da faculdade com o mínimo de conhecimento em todas as áreas que um médico veterinário pode atuar.

    Ele explicou também que são quatro as áreas de atuação do profissional. A primeira é o atendimento médico e cirúrgico para animais de grande e pequeno porte. O segundo trata da inspeção de produtos de origem animal que serão comercializados para o consumo humano, a terceira é a área da medicina veterinária preventiva onde os profissionais se dedicam à pesquisa e à produção de novas vacinas para erradicação de enfermidades provocadas pelos animais e a última é a produção, onde os profissionais trabalham na criação de bovinos para corte, produção de leite, de aves, suínos, coelhos, ovelhas e caprinos para abate, além da criação de peixes. É uma área muito abrangente que envolve o agronegócio, explicou.

    Verton agradeceu o deputado Brunetto por sua contribuição e empenho para o crescimento do agronegócio mato-grossense e pela constante valorização dos profissionais.

    O Superintende Federal de Agricultura no Estado de Mato Grosso, Francisco Moraes Costa, que também foi homenageado, falou que o profissional da medicina veterinária sempre terá muito a fazer, ainda mais num estado rico do setor do agronegócio como é Mato Grosso. Para qualquer estado a coisa mais importante é cuidar da sua defesa sanitária e Mato Grosso conseguiu isso, pois conseguimos manter há 15 anos o estado sem a febre aftosa. Hoje somos excelência na carne bovina e estamos num mercado crescente na comercialização de aves e suínos e também na piscicultura, destacou o superintendente.

    A sessão também foi marcada por emoção, onde vários profissionais que estão completando 50 anos de formação receberam a homenagem. Um destes médicos veterinários que falou em nome de todos os agraciados foi José Alberto Mansur Bumlai, que está inscrito como o nº 07 no CRMV do estado, ele discorreu em um discurso emocionado do que já fez pelo estado. Os médicos veterinários são muito importantes seja porque atuam na produção ou inspeção de alimentos, no ensino ou no agronegócio. Ele contribui para evitar as zoonoses, controla a qualidade dos produtos e alimentos de origem animal no mercado nacional ou para a exportação. Cuidamos da saúde dos pequenos ou grandes animais, seja qual for a sua atividade seja qual for sua contribuição ela e fundamental para a sociedade, proferiu o homenageado.

    Foram homenageados os seguintes profissionais:

    MÉDICOS VETERINÁRIOS COM 50 ANOS DE FORMAÇAO:

    José Alberto Mansur Bumlai; João Bosco de Almeida, Rizzo Lopes Galvão

    MÉDICOS VETERINÁRIOS DO CRMV:

    Adair José de Morais; Ana Helena Benetti, Daniella Soares de Almeida Bueno, Douglas Luís Andreolla, Eduardo Eustáquio de Souxa Figueiredo, Ethel Tavares Couto, Francisco Moraes Costa, Gonçalo da Silva Moreno, Guilherme Sanson Severo, Gustavo Leandro, da Cruz mestre, José Ricardo de Souza, Lázaro Manoel de Camargo, Leny Rosa Filho, Luciano Fonseca de Miranda, Marcelo Diniz dos Santos, Maristela Brito Vicente Correa, Marivanda Inez Eilert, Osvaldo machado da Silveira Neto, Osvaldo Xavier Camera, Patrícia Gelli Feres de Marchi, Sandra izilda Souza Figueiredo, Selma Maria Nassarden.

    EMPRESA:

    BRF Brasil Foods S/A.

    ACADÊMICOS DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA:

    Ana Paula Silva Custódio, Eduardo Morais Lima, Henrique Ribeiro da Silva, Jordana Belo dos Santos, Waldivina Eterna Silveira Luz, Caetana Stucchi, Renan Pedro Cappellesso, Rafael Rodrigues da Silva.

    Mais informações:

    Assessoria de Gabinete

    (65) 3313-6288

    • Publicações16104
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações55
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/brunetto-ressalta-importancia-dos-veterinarios-em-sessao-solene/100057839

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)