Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Fabris quer criação de Centros de Referência de Doenças Raras

    Projeto de Lei do deputado Gilmar Fabris objetiva diagnosticar, mapear e promover o tratamento das doenças

    Tramita na Assembleia Legislativa Projeto de Lei n.º 179/2012, de autoria do deputado estadual Gilmar Fabris (PSD), que estabelece a política de tratamento de doenças raras no Estado de Mato Grosso. O objetivo é autorizar o Governo do Estado a criar centros de referência para tratamento desses males. Por doenças raras, entende-se ser a doença que atinge um número limitado de pessoas, dentre a população total, definido como menos de uma em cada dois mil, que compromete a qualidade de vida das pessoas e pode causar deficiências.

    Conceitos médicos europeus estabelecem que o conceito doença rara, do ponto de vista da patologia humana, é absolutamente transversal, distribuindo-se por entidades de causa genética (80%), degenerativas, auto-imunes, infecciosas, oncológicas. A cada semana são descritas cinco novas patologias a nível mundial e as suas manifestações clínicas iniciam-se em quase 65% dos casos nos dois primeiros anos de vida.

    As doenças raras atingem a vida de milhões de brasileiros e em MT não é diferente. Essas doenças são, frequentemente, crônicas, progressivas, degenerativas, incapacitantes e/ou fatais. Hoje em dia, por falta de diagnóstico, foi negado a muitos pacientes que sofrem de doenças raras o direito de um tratamento especializado de uma vida digna, defende Fabris.

    Com a criação dos Centros de Referência em Doenças Raras será possível o Estado de Mato Grosso prestar assistência médica, de reabilitação e farmacêutica plena aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

    Os centros de referência são a base da política pública para raras na União Europeia desde 2005, embora alguns países tenham estabelecidos estes centros antes desta data. A aprovação do presente projeto e a conseqüente criação dos Centros de Referência no Estado de Mato Grosso, além de atender à obrigação do Estado de garantir a saúde de seus cidadãos, pode acarretar economia as cofres públicos, uma vez que permitirá o diagnóstico mais rápido e tratamento mais eficiente aos pacientes com raras. Assim sendo, por ser justa esta reivindicação, conclamo meus Pares pela aprovação do presente Projeto de Lei.

    Mais informações:

    Assessoria de Gabinete

    (65) 3313-6420

    • Publicações16104
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações256
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/fabris-quer-criacao-de-centros-de-referencia-de-doencas-raras/100126990

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)