Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto impõe medidas para reduzir a violência contra professores

    Casos de violência se tornaram comuns nas escolas brasileiras. Assassinatos dentro das unidades educacionais, o assédio de traficantes e mais recentemente os ataques a professores têm preocupado as autoridades. Em Mato Grosso, um projeto de lei de autoria do deputado Dilmar Dal Bosco (DEM), pretende conter as agressões aos docentes, estabelecendo medidas preventivas e orientativas aos estudantes que integram rede pública de ensino.

    A interação entra a escola e a comunidade está inserida nas medidas preventivas de combate a violência, objetivando o projeto a realização de atividades extracurriculares envolvendo pais, alunos e o corpo técnico-pedagógico. Outra proposta de prevenção se daria através aplicação de palestras e a inserção da cultura da não violência na grade curricular.

    Muitos pais repassam a responsabilidade de educar às escolas, se esquecendo de impor limites e respeito a figura do educador. Diariamente acompanhamos situações de desrespeito com agressões verbais e até mesmo física aos professores e acredito que ações voltadas a conscientização, - desde o ensino básico, devam amenizar essa situação e impor o respeito necessário a figura do professor, justificou o parlamentar.

    Já as medidas orientadoras estabelecidas no projeto visam assistir o aluno que pratica a violência, ao mesmo tempo dá total cobertura ao professor vítima de abusos, e, em casos extremos, prevê afastar, cautelarmente, o docente em situação de risco, sem qualquer perda financeira. Se persistirem as ameaças, o mestre terá a garantia legal da transferência da unidade de ensino.

    A primeira violência sofrida pelos educadores vem do poder público, que não oferece uma remuneração adequada à categoria, fundamental para o desenvolvimento do nosso país. Isso implica na falta de reconhecimento social para a profissão, considerada quase sempre uma função de "perdedores, visão inversa a de países desenvolvidos, lamentou o autor da proposta.

    Mais informações:

    Assessoria de Gabinete

    3313-6838 / 9951-7421

    • Publicações16104
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações5105
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-impoe-medidas-para-reduzir-a-violencia-contra-professores/100180831

    Informações relacionadas

    Luiz Flávio Gomes, Político
    Artigoshá 10 anos

    Brasil: campeão mundial na violência contra professores

    Posocco Advogados Associados, Advogado
    Notíciashá 8 anos

    Professor vítima de violência deve realizar boletim de ocorrência e exame de corpo de delito

    Alynne Nunes, Advogado
    Artigoshá 11 meses

    Principais aspectos sobre sanções disciplinares nas escolas

    Câmara dos Deputados
    Notíciashá 12 anos

    Comissão aprova punição para aluno que desrespeitar professor

    Camila Moreira, Pedagogo
    Notíciashá 10 anos

    Educação aprova programa de prevenção à violência contra professores

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)