Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto garante gratuidade na emissão de segunda via de documentos oficiais

    A gratuidade se da em casos de roubos e/ou furtos mediante apresentação de ocorrência policial

    O 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antonio Azambuja (PP), é propositor do Projeto de Lei nº 76/2013 que determina a gratuidade de documentos oficiais em casos de furto e/ou roubo. A população ficará isenta de cobrança de taxas em caso de segunda via de documentos emitidos por órgãos públicos, quando envolverem quaisquer tipos de roubo e/ou furto, mediante apresentação de ocorrência policial.

    De acordo com o projeto, é gratuita a segunda via da carteira de identidade, da carteira nacional de habilitação (CNH) e do certificado de registro e licenciamento de veículo. Antonio Azambuja acredita que a propositura representa um alívio para aqueles que são roubados ou furtados em Mato Grosso, o que infelizmente se tornou uma constante.

    Embora seja dever do Estado dar segurança ao cidadão, sabemos das limitações no campo de atuação das instituições responsáveis pela Segurança Pública e administrativa, explanou.

    O deputado salientou que visa levar o mínimo de ressarcimento a população, já que, além de ter seus documentos roubados e/ou furtados, por falta de maior amparo do Poder Público, é obrigada a pagar por segundas vias.

    A partir dessa iniciativa fica assegurada a cidadania na sua plenitude em se tratando desta temática, disse.

    Conforme a justificativa do parlamentar, o cidadão furtado ou roubado deve ser incentivado a providenciar imediatamente a segunda via, garantindo sua própria segurança, já que na maioria dos casos, delinquentes se valem dos documentos das vitimas para cometer crimes.

    Azambuja ainda explica que logo quando se possibilita a segunda via, o Estado passa a ter um mecanismo de controle que permite invalidar a primeira. E com isso combater a criminalidade.

    Para o 2º vice-presidente é inadmissível que o cidadão além de ter que suportar os danos materiais e psicológicos, ainda ter que pagar pela dignidade e o direito à cidadania.

    Mais informações:

    Assessoria de Gabinete

    (65) 3313-6333 / 9929-4409

    • Publicações16104
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações278
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-garante-gratuidade-na-emissao-de-segunda-via-de-documentos-oficiais/100449998

    Informações relacionadas

    Dra Lorena Lucena Tôrres, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Qual a diferença entre substabelecimento com e sem reservas de poderes?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)