Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    AL homenageia contabilistas por contribuição ao desenvolvimento de MT

    Presidente da AL-MT, José Riva, destaca papel do profissional na melhoria das práticas de gestão e controle na iniciativa privada e setor público

    Uma sessão especial conjunta da Assembleia Legislativa e Câmara Municipal de Cuiabá marcou as comemorações do Dia do Profissional da Contabilidade, 25 de abril, e o lançamento da campanha de valorização da categoria: 2013, Ano da Contabilidade no Brasil. A iniciativa do presidente do legislativo estadual, deputado José Riva (PSD), reuniu no Plenário das Deliberações deputado Renê Barbour, lideranças classistas, empresários e contabilistas homenageados com Moções de Congratulações e títulos de Cidadania Mato-grossense e cuiabana.

    Estamos homenageando uma categoria formada por mais de oito mil contabilistas, aqui representados por profissionais que vem contribuindo muito para o desenvolvimento de Mato Grosso. Nenhuma organização civil ou pública consegue realizar uma gestão obedecendo aos princípios da legalidade, economicidade, eficiência e moralidade, sem a presença do profissional contábil, destacou José Riva.

    Também técnico em Contabilidade, o parlamentar destacou a importância do trabalho dos pioneiros da atividade em Mato Grosso, os antigos Guarda-Livros, que criaram as bases para a consolidação e evolução contínua da profissão.

    Hoje a Contabilidade ocupa lugar de destaque no cenário econômico, político e social, sendo uma das dez profissões mais demandadas no país. O uso das tecnologias digitais facilitou o enquadramento às normas e padrões internacionais, mas no contexto das organizações públicas e privadas esta profissão ainda necessita de maior reconhecimento, lembrou Riva.

    O presidente da AL/MT elencou avanços recentes como a decisiva participação dos contabilistas na elaboração da lei 7.687, que criou o Certificado de Responsabilidade Social de Mato Grosso e exige a apresentação do balanço social das empresas assinado por profissionais da contabilidade. Além de anunciar a realização do concurso público no Legislativo estadual, com diversas vagas para o setor contábil, Riva destacou a importância da aprovação do projeto que cria a Lei de Eficiência Pública (LEP-MT), na qual é o idealizador.

    Esta nova legislação será um março na história da administração pública mato-grossense, racionalizando o uso dos recursos públicos para aumentar os investimentos em saúde, educação e infraestrutura disse Riva, convocando os contabilistas a participar ativamente desta discussão com o Poder Legislativo.

    O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, João Emanuel (PSD), disse que os legisladores e os contabilistas têm uma ligação histórica que começou com o contador e senador nordestino João Lyra Tavares. Uma das figuras mais emblemáticas da contabilidade brasileira, conhecido como seu Patrono, coube ao senador a fixação da data de 25 de abril como dia nacional da categoria. Após entregar títulos de Cidadania Cuiabana, o vereador agradeceu a contribuição relevante que os contabilistas dão ao crescimento da Capital.

    EVOLUÇAO - O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso, Ivan Echeverria, destacou a evolução da profissão nos últimos anos e agradeceu a homenagem prestada pelos legisladores. Para a nossa categoria, é muito importante ter o contabilista José Geraldo Riva como primeiro mandatário do Legislativo estadual, de quem sempre recebemos a atenção, o respeito e o incentivo a trabalhar cada vez mais por Mato Grosso, disse o conselheiro.

    O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Juarez Domingues Carneiro, homenageado com a Cidadania Mato-grossense, foi representado pela conselheira Silvia Mara Leite Cavalcante. A contadora Elba Vicentina Moraes, auditora do Estado e conselheira do CRC-MT, falou em nome dos agraciados e agradeceu o reconhecimento do legislativo estadual à atividade que assegura controle e transparência às atividades das empresas e dos gestores públicos.

    Já o presidente do Sindicato dos Profissionais de Contabilidade em Mato Grosso (Sincon/MT), Evandro B Santos, lembrou que a atividade contábil ganhou status de ciência, com extensão em auditoria, controladoria e gerenciamento, ajudando os gestores a traçar estratégias e tomar decisões em áreas essenciais como a financeira, a tributária e a de controle.

    O presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas de Mato Grosso (Sescon-MT), agradeceu a iniciativa da casa de leis e ressaltou a importância do evento para o fortalecimento do setor que conta atualmente com 3.800 empresas associadas.

    Mais informações

    Assessoria de Imprensa da Presidência

    Fones: 3313-6568/ 9976-5887

    • Publicações16104
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/al-homenageia-contabilistas-por-contribuicao-ao-desenvolvimento-de-mt/100481185

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)