Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Satélite quer investimento na prevenção e tratamento antidrogas

    O leilão de bens apreendidos pelas policias estadual e federal com narcotraficantes é uma das fontes que financiam as ações antidrogas no estado

    A prevenção e tratamento antidrogas foram temas discutido em uma reunião no gabinete do deputado Pedro Satélite (PSD) com a participação do secretário adjunto da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Nestor Fidelis, do vereador de Cuiabá, Marcrean dos Santos (PRTB) e de representantes da Coordenadoria Estadual de Políticas Sobre Drogas (COOAD).

    As autoridades estudam meios de fortalecer a política de prevenção e tratamento antidrogas no Estado. Vamos colocar em prática o plano estadual de enfrentamento as drogas para libertarmos as pessoas dessa situação de dependência química, que acaba por desestruturar toda a família, afirmou Nestor Fidelis. Segundo Fidelis, um amplo estudo sobre o consumo de drogas no Estado está sendo elaborado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) desde 2011, o resultado deve ser publicado no mês de julho. A partir do levantamento, serão elaboradas ações de prevenção, tratamento, recuperação e reinserção de dependentes químicos na sociedade.

    Para o vereador Marcrean dos Santos, essa é uma causa que precisa urgente do envolvimento de toda a sociedade. Temos visto muitas pessoas perdendo familiares para o mundo das drogas e não podemos assistir isso de braços cruzados. Pedro Satélite defende que o governo invista mais na prevenção e tratamento de dependentes químicos.

    Esse é um mal que precisa de uma atenção maior do poder público estadual e federal, inclusive com incremento financeiro, para a realização de campanhas massificadas. Precisamos ainda, fortalecer o nosso sistema de saúde para garantir a eficácia do tratamento e a reinserção dessas pessoas na sociedade.

    Em Mato Grosso, a internação e recuperação de dependentes químicos é realizada em 14 comunidades terapêuticas privadas, O governo estadual contratou para 2013, nestas instituições, 55 mil diárias, que já são insuficientes para atender a todos os pedidos de internação. A demanda é tão grande que hoje precisamos fazer um novo chamamento público para a contratação de mais diárias afirmou Lenice Silva dos Santos, coordenadora do COOAD-MT.

    O leilão de bens apreendidos pelas policias estadual e federal com narcotraficantes é uma das fontes que financiam as ações antidrogas no Estado. No mês de julho deste ano será realizado mais um leilão, desta vez serão ofertados 85 veículos. Do total arrecadado, 85% será revertido para o Fundo Nacional Antidrogas e 15% para o COOAD-MT. O deputado Pedro Satélite defende que 100% do que for arrecado com leilão seja revertido para Mato Grosso, como já acontece no estado do Goiás.

    Mais informações:

    Assessoria de Gabinete

    3313-6310

    • Publicações16104
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações40
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/satelite-quer-investimento-na-prevencao-e-tratamento-antidrogas/100526892

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)