Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Endividamento rural é tema de CST na AL

    A CST terá 180 dias para colher informações, debater e propor medidas para minimizar o endividamento.

    Requerente da Câmara Setorial Temática - CST, que discute medidas referentes ao endividamento dos produtores da Agricultura Familiar em Mato Grosso, o deputado José Domingos Fraga (PSD) realizou a primeira reunião nesta terça-feira (27). O deputado ressaltou a importância de buscar medidas para minimizar o endividamento dos produtores.

    Ao todo são aproximadamente 66 mil produtores inadimplentes em todo Estado, por falta de conhecimento técnico e atenção do governo, disse ao lembrar que com a CST será possível fazer um levantamento das linhas de financiamentos e consequentemente, os débitos e ainda encaminhar sugestões para que o Governo possa criar políticas públicas que atendam os produtores.

    José Domingos destacou que o problema do endividamento não é restrito aos agricultores de Mato Grosso, mas sim uma realidade em todo o país. Sugiro que outras Assembleias Legislativas discutam o assunto com intuito de disseminar as informações e que ao fim dos trabalhos, possamos trocar experiências e levar ao conhecimento do Governo Federal.

    O presidente da Câmara, escolhido pela maioria dos membros, foi o representante da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Mato Grosso, Fabio de Melo que destacou a importância do entrosamento de todo grupo e para próxima reunião será apresentada um cronograma de trabalho. Já o relator, Luiz Alberto Silva, da Empaer,disse que o endividamento tornou-se um problema que precisa ser resolvido com urgência. Temos que aglutinar forças para reverter esse problema. Na verdade não houve um planejamento e nem discussão com os produtores.

    O Banco do Brasil responde, no estado, pela maioria das liberações de recursos para as atividades rurais. Segundo informações da instituição financeira, na safra do ano passado, somente em Mato Grosso foram 14 mil contratos. Também participaram da CST representantes do Banco do Brasil, MT Fomento, Casa Civil, Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar-Sedraf, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de MT- Fetagri, Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de MT- OCB, Ministério do Desenvolvimento Agrário em MT, Ordem dos Advogados do Brasil- seccional MT, Empresa de Pesquisa e Assistência e Extensão Rural- Empaer.

    Mais informações:

    Secretaria de Comunicação

    Tel: 3313 6310/6283

    • Publicações16104
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações26
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/endividamento-rural-e-tema-de-cst-na-al/100664238

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)