Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

Projeto de lei proíbe realização de provas e concursos aos sábados

Com o objetivo de garantir a liberdade religiosa, o deputado estadual Mauro Savi (PR) apresentou projeto de lei (n.º 119/09) que proíbe a realização de provas de concurso ou processo seletivo para provimento de cargos públicos, exames vestibulares das universidades públicas e privadas, bem como a aplicação de provas em estabelecimentos de ensino fundamental, médio ou superior, aos sábados.

Em casos em que seja inviável a realização de tais certames entre o domingo e a sexta-feira, o projeto abre uma exceção para que a prova ou processo seletivo seja aplicado aos alunos ou candidatos que alegarem motivo de crença religiosa após às 18h do sábado.

Nesse caso, o aluno deverá pedir permissão à entidade organizadora em um prazo de 72 horas de antecedência, via requerimento, para realizar a prova. Quando isso acontecer, o candidato deverá ficar incomunicável desde o horário regular previsto para os exames até o início do horário alternativo.

"A guarda em questão, que importa em santificar o dia de sábado, tem impedido inumeráveis pessoas de exercerem, para não violar sua crença, direitos básicos como sua atividade estudantil e acesso a cargos públicos por meio de concursos", justificou o deputado.

O parlamentar ressalta que a liberdade religiosa é um dos direitos essenciais do homem e que deve ser preservada pelo Estado Democrático de Direito. "A Constituição Federal de 1988 contempla a liberdade religiosa no seu art. , VIII , no qual destaca a preocupação de conciliar as obrigações e anseios naturais do indivíduo com a preservação de sua crença", assegura.

De acordo com o parágrafo VIII, "ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei".

O projeto de lei apresentado revoga a Lei 8.043 , de 22 de dezembro de 2003, que trata exclusivamente da proibição da realização de provas em estabelecimentos de ensino fundamental, médio e superior aos sábado.

Mais informações:

Assessoria de Gabinete

(65) 3901-6905 / 9982-5871

  • Publicações16104
  • Seguidores21
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2005
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-de-lei-proibe-realizacao-de-provas-e-concursos-aos-sabados/1018076

Informações relacionadas

Leal e Ache Advogados, Advogado
Modelosano passado

Petição inicial ação de empréstimo consignado indevido

Questões Inteligentes, Administrador
Notíciashá 7 anos

Comissão proíbe aplicação de provas de concursos públicos aos sábados

Menor no Trabalho CLT

Amanda Herrera Barbutti, Advogado
Modeloshá 6 anos

Ação de Obrigação de Fazer c/c Tutela de Urgência em Caráter Liminar

Milena Peixoto, Bacharel em Direito
Artigoshá 4 anos

Vestígio, Indícios, Evidência e Provas

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)