Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Riva promove ´força especial´ em defesa de Colniza

    O deputado José Riva (PP) iniciou uma verdadeira 'força especial' junto aos órgãos do Governo de Mato Grosso com o propósito de consubstanciar o municipio de Colniza, a solucionar graves dificuldades infraestruturais e sociais. O parlamentar municipalista, em companhia da prefeita Nelci Capitani (DEM), e toda a banca de vereadores percorreram as secretarias de Saúde e de Infraestrutura e continuarão na terça-feira, a jornada em busca de investimentos. O tripé da problemática de Colniza, distante 1.160 quilometros de Cuiabá (no Extremo-Noroeste), foi pontuada em relação às estradas, saúde e regularização fundiária.

    "Iremos retornar com boas noticias", comemora a prefeita ao receber do secretário de Saúde, Augustinho Moro, a garantia de incremento aos repasses (possibilitados pela densidade demográfica); apoio para reformar as ambulâncias; um levantamento urgente no sentido de reformar o sucateado hospital municipal, antes de construir 'um novo', uma prioridade para 2010.

    "Se fechar o hospital, toda a região será prejudicada com a medida", alerta Nelci ao informar que a unidade foi notificada pela Vigilância Sanitária por constar de 70 irregularidades.

    O deputado Riva explicou que a situação é gravíssima e destinará recursos da ordem de R$ 50 mil em emenda para somar aos R$ 150 mil disponibilizados por Moro, e ainda a contrapartida da Prefeitura na reforma e readequação da unidade hospitalar. "Vamos nos esforçar, pois corremos o risco de ver o hospital fechado por exigências legais. Quanto à construção de um novo hospital daremos prioridade a contar com dotação no orçamento estadual, para 2010" , argumentou o deputado.

    "Entendo a situação de Colniza. Vamos dar suporte e assistência a estas dificuldades. Estas melhorias devem ocorrer em menos de 40 dias", afiançou Moro.

    Em relação às estradas, Riva e comitiva discutiram com Vilceu Marcheti (PR), da Sinfra, as precariedades das vias que emperra o crescimento da região. São 4.200 quilometros de vicinais, 510 de estaduais e, ainda, o perímetro urbano que necessitam de constantes manutenções.

    Pela rodovia MT - 418, sentido Colniza/Guariba/Três Fronteiras (Guatá) haverá um intenso trabalho de recuperação, conforme explicou Marchetti. O secretário garantiu enviar um engenheiro na próxima quarta-feira (13) a Colniza, para percorrer todo o trajeto (de Colniza a Guatá) e esboçar a real necessidade, para iniciar um amplo trabalho na via.

    Nelci informou que a trafegabilidade naquela via possibilita redução dos custos da produção. "Todo ano padecemos com isso. As chuvas acabam com tudo. As pontes caem e a população fica ilhada", destaca a prefeita.

    "Vai depender do levantamento feito para, se possível, até reabrirmos a rodovia", disse o secretario.

    Amanhã, o destino das lideranças de Colniza é o gabinete do governador Blairo Maggi (PR). O assunto será a regularização fundiária. Segundo Riva, a missão é encontrar apoio governamental para resolver esta, que uma das mais antigas reivindicações daquela população.

    Mais informações:

    Assessoria da Presidência

    3901-6568

    • Publicações16104
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações38
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/riva-promove-forca-especial-em-defesa-de-colniza/1059238

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)