Fabris defende educação ambiental nas escolas públicas de MT
Projeto de lei garante acesso a política nacional de educação ambiental
Projeto de lei n.º 266/2013, de autoria do deputado estadual Gilmar Fabris (PSD), dispõe sobre o acesso dos alunos da rede pública de ensino do Estado de Mato Grosso ao acervo cultural, artístico, áreas de preservação ambiental e aos sítios arqueológicos existentes no Estado. Atualmente, o projeto se encontra na Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto, para análise e despacho.
No Brasil, a Política Nacional de Educacao Ambiental foi instituída pela Lei nº 9.795, de 27/04/1999, afirmando que "A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.
A educação ambiental tem como finalidade despertar a consciência de que cada ser humano é parte integrante do meio ambiente, o que resulta na consciência da importância da natureza na vida de cada cidadão. Não necessariamente precisa-se da figura de um professor para disseminação da prática da educação ambiental no âmbito de ensino, basta um educador ambiental. Qualquer indivíduo da sociedade pode-se tornar um educador ambiental desde que tenha seu trabalhado voltado aos temas ligados.
O projeto de Fabris atribui ao Estado a celebração de convênios com a sociedade civil organizada com a finalidade de promover atividades que complementem a educação escolar desses alunos nas áreas de cultura, turismo e meio ambiente.
A educação escolar é ampla e a formação do cidadão vai além dos livros. É preciso aulas práticas. Esse projeto é importante para que nossos alunos tenham acesso à arte, ao patrimônio histórico e cultural e ao meio ambiente. Esses jovens de hoje serão os adultos de amanhã, com mais consciência e responsabilidade, defende Fabris.
Em todo o país a educação ambiental assume uma perspectiva mais abrangente, ampliando a visão de proteção e de uso sustentável dos recursos naturais, mas, também incorporando fortemente a proposta de construção de sociedades sustentáveis. Trata-se mais do que um segmento da Educação, ou seja, a Educação em sua complexidade e completude.
A realização de parcerias público-privadas entre o Governo e a sociedade civil podem, com certeza, desenvolver atividades que formem os alunos da rede pública de ensino em diversas áreas, e também na questão da preservação ambiental. É nosso dever enquanto parlamentar apresentar projetos que tragam melhorias na vida das pessoas, no seu diaadia, esclarece o parlamentar.
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