Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Audiência discute situação do negro em Mato Grosso

    Em Mato Grosso, a criação do feriado criando o Dia Consciência Negra está na Lei 7879/ 2002

    A Assembleia Legislativa realizou hoje (18), audiência pública pelo Dia da Consciência Negra que é comemorado no dia 20 de novembro. O tema deste ano foi Consciência Negra Além da Pelé. Durante o evento, foram expostos aos visitantes da Casa de Leis, roupas africanas, chás e caldos servidos nas comunidades quilombolas de Mato Grosso.

    De acordo com a representante da União dos Negros pela Igualdade Unegro/MT, Carol Costa, existe um descaso das autoridades voltadas às comunidades negras. Em Mato Grosso não há políticas públicas direcionadas aos negros, disse Carol Costa.

    Para Antonieta Luisa Costa, militante do movimento negro, os afrodescendentes são excluídos do mercado de trabalho. A afirmação partiu de um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada IPEA. Esses números são alarmantes na Região Centro-Oeste. Não queremos espaço de ninguém, mas sim de oportunidades de trabalho. Os negros não podem ficar apenas nos bastidores, disse Antonieta Costa.

    No Estado, segundo Costa, a população de afrodescendentes é de 54%. Mesmo assim, não existe uma política de monitoramento de violência contra as mulheres. Infelizmente, essas questões são tratadas, apenas, na semana em que se comemora o Dia da Consciência Negra e depois não se fala mais nisso, afirmou. Em todo o Estado são reconhecidos 16 quilombolas. Entre eles, o mais conhecido é o de Mata Cavalo, localizado no município de Nossa Senhora do Livramento. Em Mato Grosso, a criação do feriado criando o Dia Consciência Negra consta na Lei 7879 de 27 de dezembro de 2002.

    Mais informações:

    Secretaria de Comunicação Social

    (65) 3313:6310

    • Publicações16104
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações28
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/audiencia-discute-situacao-do-negro-em-mato-grosso/112114282

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)