Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    AL prioriza implantação do sistema único de previdência

    Sistema único de previdência será criado em fevereiro e englobará servidores do Governo do Estado, AL, TJ, MPE, TCE e Defensoria Pública

    A implantação do sistema único de previdência para os três poderes constituídos será o primeiro tema discutido na Assembleia Legislativa neste ano. Na segunda quinzena do mês, os deputados estaduais componentes da comissão que debate o assunto, promovem reunião com representantes do Ministério Público Estadual (MPE) e Tribunal de Contas do Estado (TCE).

    O deputado estadual José Riva (PSD), integrante da comissão, afirma que a unificação dos regimes de previdência e a implantação do Fundo Previdenciário de Mato Grosso (MT Prev) são prioridades do Poder Legislativo. Neste mês de janeiro, vamos discutir o fundo previdenciário com o MPE e TCE. Após o recesso parlamentar, ampliaremos o debate no Colégio de Líderes. Esse assunto é prioridade, garante.

    Além de Riva, participam da comissão da Assembleia Legislativa, os deputados Jota Barreto (PR), Alexandre César (PT), Wagner Ramos (PR) e Ezequiel Fonseca (PP).

    Defendia a aprovação do projeto nas últimas sessões do ano passado, fazendo aperfeiçoamento e discussões principalmente quanto à questão do aporte posteriormente. Como isso não aconteceu, precisamos resolver nos primeiros dias de fevereiro, pois temos prazo estabelecido pelo Ministério da Previdência, que é até o dia 15 do próximo mês, alerta.

    O parlamentar reforça que a implantação do fundo previdenciário é a grande saída para Mato Grosso. Atualmente, apenas o Governo do Estado conta com dívida previdenciária de R$ 320 milhões.

    A implantação do fundo, inclusive, é uma orientação do Ministério da Previdência Social para o Estado não perder convênios com o Governo Federal. O projeto envolve concessões de áreas públicas à iniciativa privada.

    UNIFICAÇAO - Atualmente, cada poder conta com o seu regime próprio de previdência e a intenção é adotar um sistema único para o Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), Ministério Público Estadual (MPE) e Defensoria Pública.

    O Poder Executivo possui o Fundo de Previdência de Mato Grosso (Funprev), gerenciado pela Secretaria de Administração (SAD), por meio da Superintendência de Previdência (Suprev). Na Assembleia Legislativa, o sistema de previdência é o Instituto de Seguridade Social dos Servidores do Poder Legislativo (ISSSPL).

    Mais informações

    Assessoria de Imprensa

    Fones: 3313-6568/ 9976-5887

    • Publicações16104
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações28
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/al-prioriza-implantacao-do-sistema-unico-de-previdencia/112324355

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)