Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Pioneiros de Juscimeira recebem títulos da Assembleia Legislativa

    Solenidade foi realizada na sede da Câmara Municipal numa iniciativa do deputado Emanuel Pinheiro

    A solenidade para a entrega de Títulos de Cidadão Mato-grossense, realizada na noite desta sexta-feira (16), na Câmara Municipal de Juscimeira, foi marcada pelas diferentes histórias de vida das

    personalidades homenageadas. Na oportunidade, os pioneiros recordaram as dificuldades da época e a luta que enfrentaram para construir a cidade, às margens da BR-364, na região Sul do estado.

    Emocionados, agradeceram o reconhecimento da Assembleia Legislativa e o autor da iniciativa, deputado Emanuel Pinheiro (PR). O título é uma homenagem de nobreza, aos brasileiros que acreditaram no progresso de Mato Grosso, ajudando a construir o Vale do São Lourenço, que nasceu no corredor estratégico que liga Rondonópolis a Capital. Hoje homenageamos as pessoas que fazem parte dessa história, disse o deputado.

    Pinheiro também destacou as inúmeras dificuldades que os pioneiros enfrentaram para prosperar. Época em que o município era chamado de Juscelândia, em homenagem ao então presidente da República, Juscelino Kubistchek. Ressaltou que para quem chega hoje no estado ainda há dificuldades, porém bem amenas daquelas vividas no passado.

    É o caso do cearense Raimundo Nonato Correa, que em agosto deste ano completará 94 anos, agradeceu a acolhida que teve em Mato Grosso onde criou seus oito filhos. Vim pra Juscimeira em 1957, quando não tinha Jaciara e nem São Pedro da Cipa. Tudo era mato. Trabalhamos muito e hoje fiquei surpreso com essa homenagem, pois antes morei no Paraná, mas gostei mesmo foi daqui, declarou.

    É uma satisfação muito grande para nosso município receber essa sessão itinerante, especialmente, para homenagear trabalhadores da nossa terra, que realizaram um grandioso trabalho para ajudar no desenvolvimento de Mato Grosso, destacou a presidente da Câmara, Silvanei Pereira Correa Cavaleiro (PROS).

    O mineiro Ermínio Pereira Dias, 73 anos, criou os filhos em Juscimeira com o trabalho da lavoura. Hoje, comerciante, agradece a oportunidade que teve em Mato Grosso para criar os seis filhos. Sofremos muito na época porque não tinha praticamente nada. Foi uma fase difícil, mas conseguimos superar, disse, ao lembrar que passava três dias viajando em pau de arara do seu estado de origem até Mato Grosso.

    Já o prefeito da cidade, Valdecir Colle destacou o 31º Encontro de Prefeitos, que será realizado no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, que terá na pauta a iniciativa do deputado José Riva (PSD), que aprovou a destinação de 50% dos recursos arrecadados pelo Fundo Estadual de Transportes e Habitação Fethab para os municípios, dando condições de melhorar os investimentos nas áreas essenciais, como a de Infraestrutura e Saúde.

    Já o servidor público, Anastácio Cunha, veio para Mato Grosso em 1958 para atuar no controle da Malária, doença bastante comum na época. Essa homenagem representa muito porque nos dá a certeza do dever cumprido. Fui trabalhar na Sucam em 1973 no combate a endemias, a malária era incidente em praticamente todos os municípios. É gratificante saber que o sucesso vem através do trabalho.

    João Alberto Ferreira escolheu São Pedro da Cipa para morar em 1969. Sua contribuição para o desenvolvimento do Vale do São Lourenço ficou marcada nos 28 anos de atuação na Usina Jaciara S. A e também como representante do povo quando se elegeu vereador por três mandatos, sendo também vereador constituinte. Realizamos muitos trabalhos comunitários. O título é sem sombra de dúvidas, uma honra para nós!

    Aos 82 anos de idade, o cearense João de Deus de Vasconcelos se diz satisfeito por ter escolhido Juscimeira para criar seus sete filhos. Lembra que a cidade não era emancipada e que o desenvolvimento veio depois de muitos anos de luta. Continuamos nessa caminhada e por isso agradecemos pelo reconhecimento do nosso trabalho.

    Alício Prates Filho atuou na agência do Banco do Brasil, proporcionando mais conforto e comodidade aos moradores da região, que passaram a obter acesso aos serviços bancários na própria cidade.

    Às margens da BR-364, região Sul de Mato Grosso, Juscimeira é considerada a cidade da jabuticaba, em virtude do festival que realiza todos os anos. Também promove a Festa da Pamonha que contribui com a economia local. A festa foi instituída pela Lei Estadual nº 8533, de 25/07/2006.

    O deputado homenageou as seguintes personalidades:

    Anastácio Rodrigues Cunha

    Ermínio Pereira Dias

    João de Deus de Vasconcelos

    Raimundo Nonato Correia

    Sidney Dal Moro

    Zenaisde Trentin Roineski

    Alicio Prates Filho

    Amarildo José Lazarotto

    Antonio Rubens Figueiredo

    Benedito Flavio dos Santos

    Cleide Maria Pereira do Nascimento

    Flavio Silva Pires

    Geraldo Vieira Rodrigues

    Geremias de França

    João Alberto Ferreira

    Marcia Maria da Costa Amorim

    Paulo Renato da Silva Santos

    Roberto Paulino Lopes

    Sebastiana Lima Fernandes

    Mais informações:

    Secretaria de Comunicação

    Fones: 3313-6310/ 9952-1211

    • Publicações16104
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações68
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pioneiros-de-juscimeira-recebem-titulos-da-assembleia-legislativa/119870758

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)