Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Hospitais devem esclarecer direito de acompanhantes aos Idosos

    Hospitais estaduais e privados deverão fixar placa ou cartaz em locais visíveis informando sobre o direito do acompanhamento de idosos em caso de internação ou de observação. O estatuto do idoso (lei federal nº 10.741/2014) garante a homens e mulheres com mais de 60 anos, o direito no atendimento médico com acompanhante em tempo integral nos casos de internação/observação em estabelecimentos de saúde. O benefício foi incluído em um projeto de lei do deputado e presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Romoaldo Junior (PMDB).

    Na proposta de Romoaldo Junior, as placas ou cartazes devem conter, obrigatoriamente, a seguinte informação: Ao idoso internado ou em observação é assegurado o direito à acompanhante, conforme o disposto no artigo. 16 da Lei Federal n.º 10.741/03.

    Ao idoso internado ou em observação é assegurado o direito a acompanhante, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência em tempo integral, segundo o critério médico, observou o deputado.

    Segundo Romoaldo, o desconhecimento por parte dos pacientes e a rotina dos estabelecimentos, podem ser a explicação da falta da tal informação.

    A disseminação da lei sobre os direitos pertencentes aos idosos é de extrema importância para a nova realidade de um país que deixou de ser jovem, valorizando e respeitando assim esta fase da vida, afirmou o parlamentar. Nos Estados do Paraná e Rio Grande do Sul já existe legislação sobre o assunto, por meio das leis 17364/2012 e 14524/2014.

    Mais Informações:

    Secretaria de Comunicação da AL

    (65) 3313- 6310

    • Publicações16104
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações926
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/hospitais-devem-esclarecer-direito-de-acompanhantes-aos-idosos/121265316

    Informações relacionadas

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 14 anos

    Quais são os deveres dos cônjuges de acordo com o Código Civil? - Sabrina dos Santos Tarrataca

    Bárbara Lira, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Lei do Acompanhante e o Direito da Gestante

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)