Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Copa: vitória do povo cuiabano

    Cuiabá ganhou repercussão nacional e internacional devido a sua superação e hospitalidade do seu povo

    O apito final da Copa do Mundo na Arena Pantanal foi dado pelo árbitro Pedro Proença, de Portugal, no confronto entre Colômbia e Japão, no último dia 24. Para nós mato-grossenses é o início de uma nova era pós-Copa. O comprometimento do povo cuiabano superou o rótulo de 'patinho feio' à subsede até então menosprezada pelos cartolas da Fifa e da mídia nacional.

    Cuiabá ganhou repercussão nacional e internacional devido a sua superação e hospitalidade do seu povo. A cidade é, de fato, uma antes e outra depois da Copa. Prova disso é a mudança do comportamento da imprensa, que antes dos jogos publicou fatos jocosos e negativos. Por fim, destacou a receptividade dada aos turistas e o clima festivo que contagiou a capital.

    Considerado como o jogo que ninguém queria ver, a vitória da Nigéria por 1 a 0 sobre a Bósnia, pelo Grupo F da Copa do Mundo demonstrou bem esse fato. O confronto teve 98,5% de ocupação do estádio, com capacidade total para 41.112 torcedores durante o Mundial. A Arena Pantanal registrou o seu recorde de público, com 40.499 torcedores, segundo a Fifa.

    Tudo isso mostra a paixão do povo cuiabano pelo futebol e pela Copa do Mundo, já que a grande maioria do público era de torcedores brasileiros. Desde a sua inauguração o número expressivo de espectadores é de 233.756 mil pessoas. Sem dúvida a Arena é considerada como um novo e importante ponto de lazer para a população, que aproveita seu entorno e área verde para se divertir.

    O estádio deve seguir, após o fim da Copa do Mundo, como impulsora do futebol mato-grossense. Há quem ainda questione a realização da Copa de 2014 no país, e sobretudo em regiões que, do ponto de vista dos monopólios midiáticos, não têm logística urbana nem esportiva para receber evento de tal magnitude.

    O balanço é tão positivo que o governo já se prepara para dar início no processo de concessão da Arena Pantanal. Segundo informações há vários grupos interessados, ainda mais com a visibilidade dada pela transmissão dos 4 jogos do Mundial. Contudo, o preconceito é intrínseco, pois quem vive numa cidade com mais habitantes julga ser mais pretensioso do que outros lugares menores.

    Esse desdém é histórico e cultural. Mostramos ao mundo tamanha grandeza e coragem. A população tomou para si essa Copa do Mundo. Demos o exemplo com aquilo que mais gostamos, o futebol. Estamos todos realizados!

    Emanuel Pinheiro é deputado estadual pelo Partido da República

    • Publicações16104
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações16
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/copa-vitoria-do-povo-cuiabano/125099179

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)