Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Mato Grosso terá dia do Povo Paraguaio

    Iniciativa da deputada Teté Bezerra que apresentou no Plenário a proposta que reconhece os feitos do povo paraguaio no século XVII

    Encontra-se para votação na Casa de Leis o projeto de Lei 150/2014, de autoria da deputada Teté Bezerra (PMDB), que institui o Dia do Povo Paraguaio, que será lembrado no dia 14 de maio de cada ano.

    O projeto que passou pela Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo à Criança, ao Adolescente e ao Idoso, teve como relator o deputado Emanuel Pinheiro (PR) que apresentou parecer favorável ao projeto e já se encontra apto para apreciação desde 1º de julho.

    A expectativa da deputada Teté Bezerra (PMDB) é que a pauta entre para votação este mês de agosto. É um reconhecimento justo e necessário pela relação entre o Paraguai e Mato Grosso que remonta à ocupação da América Latina pelos colonizadores espanhóis e portugueses e esta encravado nos dias atuais em diferentes aspectos da história, cultura, musica, dança e na culinária de ambos os povos, define a deputada.

    Teté destaca que são vários fatores que contribuíram pela aproximação, dentre elas as ocupações indígenas que já viviam neste território como os Guatós, Paiaguás, Guaicurus, Terenas, Guanás e Guaranis. Outro fator foi o fim da Guerra da Tríplice Aliança, quando houve a migração de paraguaios para o Brasil. A ligação talvez mais significativa seja o Rio Paraguai que nasce em Mato Grosso, no município de Alto Paraguaia e usado com principal ligação entre Assunção (capital do Paraguai) e as outras regiões do Brasil.

    A cônsul honorária do Paraguai, Ângela Maria Fernandez disse que vivem hoje no Estado cerca de 30 mil paraguaios natos, porém o número de descendentes é bem maior. Ela destacou ainda que nos dias 14 e 15 de maio de 1811, o Paraguai declarou sua independência da Espanha, graças às lutas comandadas por José Gaspar Rodriguez de Francia, mas desde a sua origem mantém fortes ligações históricas, culturais e econômicas com o Brasil, especificamente com os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

    Com essa homenagem vamos fortalecer os laços que unem o Paraguai ao Brasil mostrando a história, as tradições e a cultura do país vizinho em prol da integração dos povos latino-americanos, disse Ângela.

    Mais informações

    Assessoria de Gabinete

    (65) 3313-6387

    • Publicações16104
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações37
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mato-grosso-tera-dia-do-povo-paraguaio/130178341

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)