Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Alexandre Cesar lamenta falta de Plano Estadual de Cultura em Mato Grosso

    O deputado estadual Alexandre Cesar (PT) fez pronunciamento da tribuna na sessão desta quinta-feira (24) para registrar a aprovação do Plano Nacional de Cultura pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. O Plano foi aprovado na forma de Substitutivo de autoria da deputada federal Fátima Bezerra (PT-RN) ao Projeto de Lei nº 6.835/06, do deputado Gilmar Machado (PT-MG).

    Alexandre Cesar afirmou que em Mato Grosso, o Plano Estadual de Cultura não foi aprovado porque a Secretaria de Estado alega aguardar o nacional primeiro para depois apresentar o Projeto de Lei. “Não concordo, os planos podem muito bem ser construídos paralelamente e depois ajustados”, opinou.

    Para o parlamentar a falta de um Plano de Cultura de Mato Grosso pode prejudicar o estado no recebimento de recursos. Ele acredita que deveria haver um amplo debate entre o Executivo, Legislativo e produtores culturais em torno do tema.

    “A Comissão Especial de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade uma PEC destinando recursos para a preservação do patrimônio cultural brasileiro. É a garantia de recursos concretos para a preservação do patrimônio cultural brasileiro que em breve estará disponível para todo o país, mas se não tivermos um Plano Estadual será difícil assegurá-los”, lamentou.

    De acordo com Cesar os percentuais atribuídos pela PEC são de 2% dos impostos federais, 1,5% dos impostos estaduais e distritais e 1% da arrecadação com impostos municipais para a preservação do patrimônio cultural.

    “Hoje em Mato Grosso muito se discute sobre o fomento da Cultura. O Fórum de Cultura afirma que o recurso é escasso e de fato o é, ainda mais que vem em mão única. Acredito que é preciso retornar ao sistema de mecenato, onde a iniciativa privada recebe incentivos fiscais para ser patrocinadora”, ponderou o deputado.

    Mais informações:

    Assessoria de Gabinete

    www.alexandrecesar.com.br

    3313-6821

    • Publicações16104
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações64
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/alexandre-cesar-lamenta-falta-de-plano-estadual-de-cultura-em-mato-grosso/1908874

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)