Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    AL derruba veto ao projeto que amplia idade máxima de ingresso na carreira militar para 30 anos

    Foi derrubado por 17 votos a zero, na sessão vespertina desta quarta-feira (30/09), o Veto Total nº 73/09 do governo do Estado ao Projeto de Lei Complementar nº 23/09, de autoria conjunta dos deputados estaduais Alexandre Cesar (PT) e José Riva (PP), que altera a idade máxima para ingresso nas carreiras militares de Mato Grosso de 25 para 30 anos.

    Por unanimidade, os deputados seguiram o parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Casa, votando sim para a derrubada do veto.

    “Com isso corrigimos um desvio na definição da carreira militar e acompanhamos a maioria dos estados brasileiros, onde a idade máxima de ingresso na Polícia Militar e Corpo de Bombeiros é entre 29 e 30 anos. Com todos os avanços da medicina e a melhoria da qualidade de vida da população brasileira acreditamos que os jovens até 30 anos estão em plena capacidade. Com isso acreditamos que iremos preencher o total de vagas ofertadas no próximo concurso das corporações, já que no último concurso menos da metade das vagas foram preenchidas devido à restrição de idade”, declarou o deputado Alexandre Cesar.

    O co-autor do projeto, deputado José Riva ressaltou que será muito importante dar mais oportunidades aos jovens. “Parabéns, foi uma conquista de toda a Casa”, afirmou o presidente da AL/MT. Já o deputado Sérgio Ricardo (PR) parabenizou os autores da propositura e defendeu a derrubada do veto.

    O deputado Hermínio J. Barreto (PR) disse que é o Estado de Mato Grosso que vai ganhar com a ampliação da idade máxima para o ingresso na carreira militar.

    Grupo de jovens de Rondonópolis lutou pela majoração da idade máxima na carreira militar Nas galerias da Assembleia Legislativa de Mato Grosso um grupo de aspirantes à carreira militar aplaudiu a derrubada do veto total do governo. Eles representam mais de 2 mil jovens que fizeram um abaixo-assinado pela ampliação da idade de acesso à carreira na PM/MT e BM/MT dos 25 para os 30 anos.

    “É um sonho realizado, agora é só estudar”, disse o instrutor de auto-escola em Rondonópolis, Carlos Roberto Ladislau Miranda. Segundo ele o abaixo-assinado foi entregue em todos os gabinetes parlamentares.

    O instrutor de auto-escola Ataíde Gomes Barbosa explicou que muitos jovens na faixa etária dos 26 aos 30 anos estão nessa luta desde 2005. “É que em 2005 chegou a sair um edital para a carreira militar pedindo como idade máxima os 28 anos. No entanto, o edital foi suspenso até que houve a publicação da lei baixando a idade máxima de ingresso para os 25 anos em 2008. Chegamos a entrar com mandado de segurança para reverter essa exigência, mas só agora estamos obtendo um resultado concreto. Foi uma luta longa”, afirmou.

    Mais informações:

    Assessoria de Gabinete

    www.alexandrecesar.com.br

    3313-6821/ 9989-8791

    • Publicações16104
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações79
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/al-derruba-veto-ao-projeto-que-amplia-idade-maxima-de-ingresso-na-carreira-militar-para-30-anos/1931465

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)