Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Riva propõe Certidão Negativa de Violação dos Direitos do Consumidor

    Mais um instrumento na defesa do consumidor poderá entrar em vigor em Mato Grosso. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), apresentou projeto de lei que cria a Certidão Negativa de Violação dos Direitos do Consumidor (CNVDC) em Mato Grosso. O objetivo é reduzir a incidência de reclamações decorrentes da relação de consumo e o descaso por parte dos fornecedores de produtos e serviços ao Poder Público que, em muitos casos, nem comparecem as audiências marcadas na esfera administrativa.

    De acordo com o parlamentar, a Certidão será exigida pelo Poder Público às pessoas jurídicas de direito privado e às de direito público que forem concessionárias ou exploradoras, a qualquer título, de serviço público. “Não é justo, por exemplo, um posto que vende gasolina adulterada tomar o lugar, numa concorrência pública, com um empresário que trabalha honestamente”, declara Riva.

    O projeto prevê que o Poder Público solicite a CNVDC no ato da inscrição nos processos licitatórios; na assinatura de contratos que tenham como finalidade a compra de produto ou a prestação de serviços de qualquer natureza a ente da administração pública direta, indireta, autárquica ou fundacional; para receber créditos junto à administração pública; gozar de benefícios fiscais instituídos por lei; e acessar empréstimos realizados por entidades públicas ou com aval destas.

    Ainda conforme a proposta, a elaboração, divulgação e emissão deste novo documento ficará a cargo da Superintendência de Defesa do Consumidor - Procon/MT. A Certidão será fornecida mediante requerimento e recolhimento da taxa devidamente regulamentada por meio de Decreto, pelo Poder Executivo Estadual e o pagamento feito em agência bancária autorizada. Todos os recursos arrecadados serão destinados ao Fundo Estadual de Direito do Consumidor (Fundecon/MT).

    Após o pedido da CNVDC será verificado junto ao Cadastro de Fornecedores, mantido pelo Procon, a existência de reclamação contra a requerente. Caso conste alguma reclamação fundamentada não atendida contra a empresa e que ainda não tenha sido cumprido à sanção administrativa, a Certidão não será expedida.

    Mais informações:

    Assessoria da Presidência

    3313-6568/8114-5242/9207-4500

    • Publicações16104
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações131
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/riva-propoe-certidao-negativa-de-violacao-dos-direitos-do-consumidor/1983260

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)