Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    RG de mato-grossense deverá informar tipo sanguíneo e fator RH

    Está sendo avaliado pela Comissão de Constituição Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei nº 558/09 que ordena a inclusão do tipo sanguíneo e fator ´RH´ na Carteira de Identidade expedida pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado de Mato Grosso. Por meio da propositura, o autor - deputado José Domingos Fraga (DEM)- justifica que o documento pode se tornar um instrumento, além confirmador do cidadão, indispensável para salvar a vida do mesmo.

    “O acesso rápido ao tipo sanguíneo e o fator RH em casos de acidentes contribui de forma significativa para que o serviço médico se torne mais rápido, adequado e seguro”, afirma o parlamentar.

    Ao justificar a importância da proposta, Fraga acrescenta que a identificação do sangue de uma pessoa traz melhor resultado e ainda evita que o exame seja feito às pressas, em locais com pouca infraestrura.

    Diante do alto índice de acidentes de trânsito em Mato Grosso, o parlamentar lembra que a inclusão do tipo sanguíneo na identidade contribuirá no socorro às vítimas.

    Dados da Polícia Judiciária Civil (PJC) apontam que os homicídios culposos (sem intenção de matar) no trânsito de Cuiabá tiveram um aumento de 112% em 2009 em relação a 2008. Foram 100 pessoas mortas nas vias públicas do estado. Em 2008 ocorreram 47 óbitos. A quantidade de pessoas que sofreu lesão corporal no trânsito em 2009 também aumentou, com 2.163 casos comparados aos 725 de 2008: quase 3 vezes mais. As informações da PJC são relativas aos casos registrados em flagrante e mostra que o trânsito na Capital, por imprudência, embriaguez ou desatenção, é um perigo em ascensão.

    Mais informações:

    Secretaria de Comunicação

    3313-6310

    09/02/2010

    • Publicações16104
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações42
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/rg-de-mato-grossense-devera-informar-tipo-sanguineo-e-fator-rh/2081408

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)