Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto beneficiará pessoas de baixa renda na aquisição da CNH

    A obtenção da primeira CNH pode ser gratuita nas categorias A, B e AB

    O deputado Baiano Filho (PSDB) apresentou o Projeto de Lei nº 595/2015, que institui o Programa Popular de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores. Conforme a propositura, a iniciativa sugere o acesso das pessoas de baixo poder aquisitivo, gratuitamente, à obtenção da primeira CNH nas categorias A, B e AB e, na hipótese de nova classificação, às categorias C e D.

    Essa ideia dispensa o pagamento das taxas relativas aos exames de aptidão física e mental; avaliação psicológica; licença de aprendizagem de direção veicular; custos de confecção da CNH; e realização dos cursos teórico-técnicos e de prática de direção veicular.

    “É uma forma de beneficiar pessoas de baixa renda a adquirir o documento, que pode ser uma das alternativas para a profissão de motorista”, disse o parlamentar.

    Poderão inscrever-se ao benefício as pessoas que se enquadrarem em uma das seguintes situações: trabalhadores comprovadamente desempregados há mais de dois anos cuja renda familiar mensal seja igual ou inferior a dois salários mínimos; beneficiários do Programa Bolsa Família; alunos matriculados na rede pública de ensino e que comprovem bom desempenho escolar e pessoas liberadas do sistema penitenciário.

    O projeto, se aprovado em plenário, vai favorecer os candidatos reprovados nos exames teórico-técnico, prática de direção veicular e de aptidão física e mental, podendo renová-los, uma única vez, sem qualquer ônus.

    De acordo com o deputado, o Estado de Mato Grosso, por intermédio do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran/MT), arcará com as despesas relativas aos cursos teórico-técnico e de prática de direção veicular, ministrados pelos Centros de Formação de Condutores e/ou pela Escola Pública de Trânsito – EPT, criada por decreto específico, em conformidade com o artigo 74, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

    O programa não exime o beneficiário da realização de todos os exames necessários e indispensáveis para a habilitação na categoria pretendida, sendo que o Detran disponibilizará, inicialmente, doze mil vagas por ano para beneficiar pessoas de baixo poder aquisitivo a adquirirem a CNH.

    • Publicações16104
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações206
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-beneficiara-pessoas-de-baixa-renda-na-aquisicao-da-cnh/403914343

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)