Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Quilombolas poderão ter reserva de vagas em concursos públicos

    De acordo com a proposta do deputado Oscar Bezerra (PSB), somente as vagas destinadas aos quilombolas terão uma cota de 20% para candidatos que comprovarem serem membros destas comunidades.

    Concursos públicos com o objetivo de preencher o quadro de servidores que atuam em comunidades quilombolas em Mato Grosso podem passar a ter 20% de suas vagas destinadas a candidatos que comprovarem serem membros destes quilombos. A proposta é de autoria do deputado estadual Oscar Bezerra (PSB) e está em trâmite na Assembleia Legislativa.

    “É uma demanda extremamente justa e de reconhecimento a esse povo guerreiro. Inclusive, é importante ressaltar que a ideia partiu justamente de duas pedagogas, a Benedita Rosa da Costa e a Maria Helena Tavares Dias, que são representantes de comunidades quilombolas e estão cursando mestrado na UFMT com um tema voltado à educação destas comunidades”, pontua o deputado.

    O projeto visa por um fim a um problema comum nos quilombos: a desistência dos profissionais aprovados em concursos públicos. Segundo Oscar, isso ocorre, principalmente, porque as comunidades estão, em geral, situadas em localidades distantes das cidades, o que demanda longos deslocamentos dos servidores públicos de suas casas até o local de trabalho.

    De acordo com o projeto de lei, apresentado na sessão plenária desta terça-feira (7), para concorrer às vagas reservadas, os candidatos dos concursos terão que apresentar uma declaração de autorreconhecimento e uma declaração de pertencimento à comunidade na qual desejam trabalhar, emitida e assinada pela autoridade quilombola.

    • Publicações16104
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações257
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quilombolas-poderao-ter-reserva-de-vagas-em-concursos-publicos/427389192

    Informações relacionadas

    Aprovada reserva de vagas para quilombolas em concursos públicos

    Concurso terá cota racial e atendimento preferencial a quilombolas

    Paulo André Cirino, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    ​ Para quem vai a multa? Para o condutor ou para o proprietário do veículo?

    Márcia Trivellato, Assistente Administrativo
    Artigoshá 8 anos

    Você sabe como funciona o sistema de cotas para concursos públicos?

    Joab Morais, Estudante de Direito
    Artigoshá 2 meses

    É possível aderir à Ata de Registro de Preços que foi de 2023 agora em 2024 sob a égide da lei 14133/21?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)