Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Maluf propõe em audiência pública recriação da Secretaria Estadual de Turismo

    Parlamentar vai protocolar documento assinado por 20 parlamentares com a proposta e as reivindicações apresentadas na audiência pública

    O turismo e a infraestrutura hoteleira na região metropolitana de Cuiabá foram temas de uma audiência pública realizada na tarde de hoje (24) na Assembleia Legislativa. O evento, requerido pelo deputado Guilherme Maluf (PSDB), teve por objetivo buscar propostas para deixar o turismo mato-grossense mais forte e competitivo nacional e internacionalmente, além de, ter alternativas para vencer a crise hoteleira em Mato Grosso, fato consumado nos últimos três anos.

    “A audiência é para ouvir todas as partes interessadas e também a sociedade, com propostas para sair da crise, sobretudo, atraindo mais turistas para o estado”, afirmou Maluf.

    Para fortalecer a classe hoteleira e incrementar o turismo mato-grossense, o deputado, junto com representantes do setor, confirmou para o dia 01/06, às 11 horas um encontro com o governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB), quando vai protocolar um documento assinado por 20 parlamentares com a proposta de recriação da Secretaria Estadual de Turismo e todas as reivindicações apresentadas na audiência pública.

    “Temos o respaldo da Casa de Leis, e nesta ocasião precisamos ter o apoio e parceria do governo do estado para derrotar a crise e incrementar recursos para o turismo estadual”, revelou Maluf.

    Segundo o deputado, ficou acertado ainda que a Assembleia Legislativa, a Secretaria de Turismo e o Sebrae vão elaborar um questionário para realização de uma pesquisa com o propósito de alavancar material para fortalecer o turismo e a classe hoteleira no estado.

    O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (PSB), reforçou o apoio à classe de turismo e hoteleira de Mato Grosso. Ele apoiou a iniciativa da elaboração da pesquisa para saber quais as causas que impedem o setor de turismo de prosperar.

    Destacou que nem mesmo a supersafra agrícola promoveu melhorias na economia. Também mencionou a necessidade de reavaliar a política econômica de Mato Grosso e a cobrança de commodities.

    “Até quando vamos abrir mão das commodities? Temos que repensar essa questão. Vamos identificar onde estão os problemas para que possamos contribuir de alguma forma com o setor”, disse Botelho, ao questionar o fechamento de hotéis, bares e restaurantes em Mato Grosso, especialmente em Cuiabá, que contabiliza o encerramento de empresas tradicionais.

    Na audiência, o secretário-adjunto de Desenvolvimento do Turismo, Luís Carlos Nigro, garantiu que o setor terá um ganho a mais em julho, pois neste mês o governador Pedro Taques vai regulamentar o decreto para a instalação do Conselho Estadual de Cultura.

    “O Conselho já foi criado, mas falta ser instalado e regulamentado pelo governo. Aí podemos discutir e propor planejamento e políticas públicas, com ações e projetos de desenvolvimento do turismo no estado”, falou Nigro.

    Conforme dados divulgados pelo presidente da Associação da Indústria de Hotéis de Mato Grosso, Bruno Delcara, o estado vem enfrentando prejuízo há mais de três anos.

    Ele mostrou que, em 2014, a taxa de ocupação na rede hoteleira de Mato Grosso era de 70%; em 2015 ficou em 55% da capacidade; para 2016, com o índice de 48% e, de janeiro a abril deste ano, está no total de 42%. “Estamos trabalhando apenas para pagar impostos e funcionários”, apontou Delcara.

    Baseado nesses números, ele disse ainda que Mato Grosso conta com 584 leitos a menos para receber turistas, e fez um alerta para os participantes. “Pode ter mais hotéis fechados nos próximos dias”, disse.

    Secretaria Estadual de Turismo - O deputado Guilherme Maluf apresentou na sessão matutina de hoje a indicação nº 938, propondo a necessidade de recriação da Secretaria Estadual de Desenvolvimento do Turismo.

    O documento foi aprovado pelos deputados e será entregue ao governador Pedro Taques na reunião do dia 01/06 com assinatura de todos os parlamentares.

    Vale destacar que a Sedtur existia no Estado até a gestão passada e foi absorvida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico.

    “Pelos desafios existentes e a potencialidade do turismo de Mato Grosso, a estrutura de secretaria se faz necessária mesmo nesses tempos de crise econômica, e pode ser recriada com um remanejamento da estrutura já existente e que atualmente integra o quadro da Sedec”, garantiu Maluf.

    Para o presidente da Confederação Nacional do Turismo Regional, Jaime Okamura, a recriação da Sedtur vai oferecer mais propriedade à missão de planejamento para o setor. “O objetivo é tornar o estado destino turístico consolidado e competitivo no Brasil e exterior, cumprindo a gestão das políticas públicas de turismo que propiciem o crescimento econômico”, avaliou Okamura.

    Conselho Estadual de Turismo – Criado em 20 de abril de 2016, pela Lei nº 10.306, o Conselho Estadual de Desenvolvimento do Turismo (Cedtur) jamais foi implantado, no entanto, a partir de junho, o governador Pedro Taques, vai regulamentar a instalação.

    Consta que o Conselho será constituído paritariamente por representantes dos setores público e privado, sendo a composição definida por decreto. Compete ainda ao Conselho estudar, opinar e acompanhar e propor sobre o planejamento, as políticas públicas, as diretrizes e estratégicas, ações e projetos de desenvolvimento do turismo no estado, observando a sustentabilidade econômica, ambiental, social e cultural.

    “Precisamos unir forças e buscar parcerias para vencermos a crise neste setor com o apoio de órgãos públicos também”, definiu Maluf.

    • Publicações16104
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações23
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/maluf-propoe-em-audiencia-publica-recriacao-da-secretaria-estadual-de-turismo/462249136

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)