Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Parlamento Mirim empossa Mesa Diretora da 8ª Legislatura

    Vale lembrar que a Mesa Diretora do Parlamento Mirim é composta somente por presidente, 1° e 2° secretários

    O Parlamento Mirim da Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizou na tarde dessa quinta-feira (17), eleição e posse da Mesa Diretora da 8ª Legislatura. Cinco chapas concorreram, e ao final, teve Lana Maria Silva de Arruda (Colégio São Gonçalo), da Chapa 02, eleita presidente com oito votos. Lívia Thais da Costa Quinteiro e Mell Hellen Silva, foram alçadas primeira e segunda-secretárias, respectivamente.

    “Estamos em patamares iguais aos dos demais alunos. O importante é mantermos a humildade neste momento, porque fomos eleitos com a confiança de todos”, disse a presidente, que teve projeto voltado para o sistema carcerário.

    Vale lembrar que a Mesa Diretora do Parlamento Mirim é composta somente por presidente, 1º e 2º secretários. “Cada ano atualizamos os projetos, buscamos fatos atuais e,com isso melhoramos a qualidade das propostas. Nesta edição do Parlamento Mirim tivemos forte apoio da Mesa Diretora da AL para que os estudantes trabalhassem em prol de seus ideais”, explicou o coordenador do Parlamento Mirim, Éder Dourado, da Superintendência do Planejamento Estratégico.

    A partir da composição da Mesa Diretora, os deputados mirins iniciam um ciclo de visitações. No roteiro, estão incluídos o Tribunal Contas do Estado (TCE), Tribunal de Justiça (TJ), Palácio Paiaguás, sede do governo estadual, e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A programação também inclui uma visita ao Congresso Nacional, em Brasília (DF).

    “Em outubro, os deputados vão participar da primeira sessão ordinária com apresentação de projetos e, em novembro, eles visitarão o Congresso Nacional como parte da programação do projeto”, afirmou Dourado.

    Em 2017, os municípios de Alto Paraguai, Diamantino, Acorizal, Rosário Oeste, Poconé, Sinop, Jangada, Nossa Senhora do Livramento e Santo Antônio de Leverger, além de Cuiabá e Várzea Grande, tiveram representantes no projeto. Oito escolas particulares e 16 de escolas públicas concorreram as 24 vagas.

    Este foi o caso da estudante do Colégio estadual Plínio Machado, do município de Acorizal, Lívia Quinteiro, que compõem a Mesa Diretora como primeira-secretária. “Quando se assume a responsabilidade de ser deputada mirim, é preciso pensar no melhor para o Estado, desde finanças até organização. Neste ano, as mulheres vieram com bastante força assumindo toda Mesa Diretora, além de doze parlamentares femininas no total”, apontou ela.

    A 8ª Legislatura teve 114 projetos inscritos com recorde de números de participantes. “Agora vamos começar uma série de visitas na segunda etapa. Desenvolvemos projetos com apoio da escola e vou conversar com os deputados para trazer minha ideia a eles”, destacou Mell Hellen.

    Além da Chapa 02 - Juntos pelo Legislativo Mirim, também participaram da eleição as seguintes chapas: “Integração e Progresso”, “Unidos Por Uma Legislação”,Unidos Por Um Legislativo Melhor”, e “Junto Por Um Legislativo Melhor”.

    Confira a lista dos parlamentares empossados na 8ª Legislatura.

    Alefe da Luz Oliveira;

    Ana Clara Figueiredo;

    Andressa do Nascimento Gonçalves;

    Antonio Vieira da Silva Junior;

    Ariadne Mallayne Lourenço de Oliveira;

    Bruno Lanzarine da Silva;

    Celso Junior dos Santos Araújo;

    Eduarda de Almeida Santos;

    Franklin de Oliveira Araújo;

    Gabriel de Lima Adelino;

    Gabriel Phelipe de Almeida;

    José Vitor Crescencio;

    Julia Carvalho Martinho;

    Kamilly Sayuri Miyashita;

    Karolyna da Anunciação dos Anjos;

    Kawanny Nunes dos Santos;

    Lana Maria Silva de Arruda;

    Lívia Thais da Costa Quinteiro;

    Luis de Oliveira Fontes Neto;

    Maria Eduarda Marinho Alves de Lima;

    Mell Hellen Dourado Maciel Silva;

    Pedro Paschiotto Soares;

    Thainara Jamilli da Silva Schubert;

    Yori Fernando de Arruda.

    • Publicações16104
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/parlamento-mirim-empossa-mesa-diretora-da-8a-legislatura/489153875

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)