Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Deputado articula permanência da 53ª Zona eleitoral em Ribeirão Cascalheira

    Por determinação do TSE, a princípio, as zonas eleitorais passariam por uma rezoneamento, de extinção ou remanejamento, a partir de uma reavaliação do número de eleitores

    O deputado Adalto de Freitas (SD) articulou junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a permanência da 53ª Zona Eleitoral de Mato Grosso, localizada no município de Ribeirão Cascalheira. Por determinação do TSE, a principio, as zonas eleitorais passariam por uma rezoneamento, de extinção ou remanejamento, a partir de uma reavaliação do número de eleitores por localidades. Entretanto, após um estudo feito por uma comissão interna, e a manifestação de representantes locais, o tribunal aprovou a permanência das zonas eleitorais, aguardando somente agora ser homologada pela Corte Superior.

    Para o deputado é uma grande vitória para a população de Cascalheira, considerando que o ato eleitoral é um dos principais meios de expressão de democracia. Neste contexto, está inserida a importância do processo eletivo a fim de engendrar mudanças por força do voto, construindo um país mais soberano, democrático, justo”, constatou Adalto de Freitas.

    O corregedor regional eleitoral de Mato Grosso, desembargador Pedro Sakamoto, afirmou que as ZEs, mesmo não atingindo o percentual mínimo de eleitores exigido pelo normativo para a sua manutenção, devem ser mantidas em municípios com peculiaridades que as exijam presentes – assentamentos, aldeias indígenas e situados a uma distância considerável de outras sedes cartorárias, que justificam suas permanências mesmo não e alcançando o mínimo de eleitores, avalia.

    .

    • Publicações16104
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações5
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/deputado-articula-permanencia-da-53a-zona-eleitoral-em-ribeirao-cascalheira/489167294

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)