Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Jovens do projeto ‘Bombeiros do futuro’ conhecem a Assembleia Legislativa

    A visita apresentou a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo mato-grossense

    “Por dentro do parlamento” recebeu nesta quinta-feira (19) a visita da 19ª turma do projeto social “Bombeiros do Futuro”. Cerca de 30 jovens com idades de 10 a 15 anos conheceram a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo estadual e da história de Mato Grosso por meio do Instituto Memória da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

    Foi a segunda vez que integrantes do “Bombeiros do Futuro” conheceram a Assembleia com o projeto “Por dentro do parlamento. A visita integra uma das prerrogativas do projeto do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, que é apresentar aos jovens estudantes como funcionam alguns setores públicos, civis e militares, do Estado.

    O cabo Bombeiro que acompanhou a turma durante a visita, Evandro Marco Pinto de Figueiredo, explicou que durante as visitas os estudantes recebem informações sobre o funcionamento dos Poderes e da sociedade. “O principal objetivo deste projeto não é formar oficiais Bombeiros, mas jovens conscientes e com noções de cidadania, além de possibilitar apresentar algumas profissões para esses estudantes”.

    André Trindade, de 13 anos, é um dos integrantes da turma e pela primeira vez pode conhecer a Assembleia Legislativa por dentro. Ele já conhecia o Espaço Cidadania, setor da ALMT que oferece serviços para a população, mas nunca tinha tido acesso a outros setores, como Instituto Memória ou ao Plenário das Deliberações.

    “Eu não conhecia a estrutura da Assembleia, mas acompanho um pouco as atividades realizadas pela televisão e jornais”, afirma o jovem. Sobre o “Bombeiros do Futuro”, André conta que sua participação foi no intuito de aprender sobre salvamentos e primeiros socorros. “Sempre quis aprender para poder ajudar as pessoas”.

    O jovem Pedro Henrique Ribeiro, 15, conta que aprendeu coisas simples, mas que são importantes para o dia a dia. “Eu não sabia como era importante lavar as mãos de forma correta e como isso pode ajudar a prevenir doenças”, revela.

    Os participantes do “Bombeiros do futuro” têm 17 lições ao longo de um ano, o que inclui iniciação sobre a salvamentos diversos, combate a incêndios, preservação ambiental, prevenção de doenças e às drogas até aulas sobre cidadania.

    Anualmente, três pelotões, com aproximadamente 50 alunos cada, são formados. Eles são integrados por estudantes de Cuiabá, Várzea Grande e algum município selecionado da Baixada Cuiabana. “Todos os anos, na cerimônia de formatura os pais nos agradecem por consegui melhorar a disciplina dos jovens e até mesmo o desempenho escolar”, destaca o cabo Bombeiro Marco.

    Por dentro do parlamento - O professor José Ival, que acompanha os estudantes durante a visita e apresenta o Poder Legislativo estadual, conta que os interessados em participar do projeto podem enviar uma solicitação à Assembleia e aguardar o agendamento da visita. A demanda pode ser tanto de escolas ou entidades da região metropolitana ou do interior do Estado.

    Com 20 anos desde sua criação, o “Por dentro do parlamento” já recebeu mais de 80 mil visitantes e exerce um importante papel de aproximação do Poder Legislativo com a sociedade.

    • Publicações16104
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jovens-do-projeto-bombeiros-do-futuro-conhecem-a-assembleia-legislativa/511516428

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)